A Traça Biblió e o Poeta
Brincando com os versos de Quintana

 

O Projeto

O Projeto

É uma visita guiada pela atriz Dinorah Araújo, de forma lúdica, com a personagem Traça Biblió, protagonista do livro Uma Graça de Traça, de Carlos Urbim, que apresenta a Casa de Cultura Mario Quintana - CCMQ para estudantes. Busca abordar o universo infantil da obra do poeta, sem deixar de incluir aspectos alusivos à infância contidos nos livros para adultos, além de referências que traduzem o amor de Quintana por Porto Alegre, grande fonte de inspiração da sua produção literária.

Enquanto vai mostrando detalhes da Casa de Cultura como o aspecto arquitetônico e cultural, entre eles o quarto do poeta, Biblió vai dizendo poemas e textos de Quintana.

A obra e a vida do poeta alegretense são mescladas com a história do Hotel Majestic, fundado em 1923 e que se tornou na atual CCMQ, em 1990.

Os poemas e textos escolhidos para compor o roteiro integram as obras: Pé de Pilão, Lili Inventa o Mundo, Baú de Espantos, Sapo Amarelo, A Rua dos Cataventos, Canções, Sapato Florido, Espelho Mágico, Caderno H, Apontamentos de Histórias Sobrenatural, Esconderijos do Tempo, A Vaca e o Hipogrifo, O Batalhão das Letras e Sapato Furado.

 

Público-alvo

Destinado a estudantes do ensino fundamental de escolas da rede pública e particular de ensino, de 1ª. a 4ª. Séries, ONGs, Abrigos e outros projetos sociais da Capital e do Interior do RS, bem como para o público em geral, estudantes do grau médio e universitários, até de outros estados, já conheceram a Casa de Cultura conduzidos pela personagem Biblió.


Objetivos
O projeto tem como principal objetivo a difusão e o registro da obra do poeta Mario Quintana para estudantes do ensino fundamental, de 1ª. à 4ª. Séries, de escolas públicas e privadas da rede municipal e estadual de ensino de Porto Alegre, Interior do RS e de outros estados, registrando e difundindo a memória do poeta e da CCMQ. Além disso, visa propiciar às crianças o acesso à Casa de Cultura Mario Quintana.

 

A leitura como referência e compreensão da realidade

Por ser uma traça singular, que ao invés de roer os livros se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma velha escola, Biblió incentiva a leitura, que é um “tema transversal” a exemplo da poesia de Quintana. Ambas permeiam as diferentes áreas do conhecimento, possibilitando a referência e o olhar compreensivo na construção da própria realidade dos estudantes, independente da classe social na qual são desenvolvidas suas vivências nas comunidades das quais são oriundos, permeando questões urgentes e importantes como a ética, meio ambiente, saúde e trabalho, conduzindo para o resgate da cidadania e da autoestima, colaborando desta forma para a qualidade da construção do conhecimento nos mais variados setores da vida.

 

Histórico do projeto

Idealizado no verão de 2006 por Dinorah Araújo, que também assina a produção, vem sendo apresentado sistematicamente. Estreou no dia 5 de outubro de 2006 com a parceria da Casa de Cultura Mario Quintana, através do Núcleo de Literatura, integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana.

O Projeto também integrou a programação da Semana Revisitando Quintana realizada em 2008.

Preparada, em princípio para receber crianças do Ensino Fundamental, além das crianças, a traça Biblió já recebeu grupos formados pessoas de todas as idades na Casa de Cultura Mario Quintana, por estudantes do ensino médio e de universidades, até de outros estados.

O projeto contabiliza 77 apresentações para 3.708 espectadores.


Duração: 90 minutos

Todos esses que aí estão
Atravancando o meu caminho,
Eles passarão...
Eu passarinho!