Traça Biblió

Incentivo à leitura e a preservação dos livros, de forma alegre e divertida


Fotos: Rogério Soares

Biblió é uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los,  se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma  velha escola.

Em cartaz há 29 anos, nesse ano de 2020 a personagem vai completar 30 anos, desde que saltou das páginas do livro “Uma Graça de Traça”, no dia 13 de outubro de 1990.

Segundo o próprio Carlos Urbim escreveu: “Houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria. Pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo, tornou-se estrelinha do teatro gaúcho.”  

Desde a montagem do livro Uma Graça de Traça na década de 1990, somando todos os projetos nos quais Dinorah Araújo vem atuando com a personagem: peça infantil Uma Graça de Traça, Série A Traça Biblió e o Poeta (Brincando com os versos de Quintana -visita guiada na Casa de Cultura Mario Quintana- e o espetáculo infantil Brincando com os versos de Carlos Urbim), e contação de histórias de vários autores, a Traça Biblió contabiliza atualmente 881 apresentações para 106.167 espectadores.

 

Série A Traça Biblió e o Poeta
Brincando com os versos de Carlos Urbim – Espetáculo infantil


Fotos: Clara Assenato estúdio Cláudio Etges

Espetáculo que inaugurou o Teatro Carlos Urbim da Feira do Livro de Porto Alegre, em homenagem à memória do escritor, no dia 30 de outubro de 2015, contabiliza 171 apresentações para 19.800 espectadores

Foi apresentado em escolas da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre e do Interior do Rio Grande do Sul, tendo também integrado programações como a Semana da Criançada no Instituto Ling em comemoração aos 25 anos da personagem, Semana de Cultura da Santa Casa de Porto Alegre, e de feiras de livros da Capital e de cidades do Interior do RS, entre elas: São Leopoldo, Ivoti, Dois irmãos, Viamão, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal  e Tramandaí. Além das apresentações em ONGs e projetos Sociais como o Centro de Formação Teresa Verzeri (Navegantes) e AMUE – Associação de Mulheres Unidas do Morro da Polícia, Porto Alegre, inaugurou em 2018, o Foron Fon Fon Espaço Lúdico, ocasião em que homenageou os 70 anos de nascimento de Carlos Urbim e marcou comemorações como o 68º. aniversário da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório.


Brincando com os versos de Quintana - Visita Guiada na Casa de Cultura


Fotos: Cláudio Etges

Idealizado no verão de 2006 por Dinorah Araújo, estreou no dia 5 de outubro do mesmo ano, em parceria com a Casa de Cultura Mario Quintana, ocasião que integrou a programação intitulada: Aprendiz de Feiticeiro - 100 Anos de Mario Quintana.

De lá para cá, além das apresentações sistemáticas para as escolas , o projeto integrou as programações especiais em homenagem ao aniversário de nascimento do poeta e de aniversário da Casa de Cultura. Embora concebido para receber alunos de Escolas do Ensino Fundamental, o projeto também recebe crianças e adolescentes participantes de ONGS e outros projetos sociais. Público de todas as idades, incluindo estudantes de escolas de Ensino Médio como os Institutos Federais, integrantes do EJA e do programa Pró-Jovem já participaram. Por motivos de estudo, alunos de Arquitetura da UNIOESTE de Santa Catarina e do Curso de Museologia da UFRGS optaram por conhecerem a Casa de Cultura guiados pela Traça Biblió.

O Projeto contabiliza 138 apresentações para 5.320 espectadores.


Contatos com a produção para agenda de apresentações
Telefones: (51) 99964-5492 – WhatsApp 3311-6677
E-mail: dinorah@cpovo.net

www.facebook.com/dinoraharaujoproducoes

@araujodinorah

@dinoraharaujoproducoes

Twitter DinorahAraujo

 

A Traça Biblió e o Poeta: agenda aberta para 2016

Fotos: clara_assenato_estudio_claudio_etges

Ambientado num universo lúdico,  o espetáculo  estimula a leitura e a preservação dos livros, de forma alegre e divertida.

A  trilha sonora de música incidental, criada especialmente, o figurino e o cenário,   formado por imagens, que acompanham o  desenvolvimento do roteiro, traduzem as ações da personagem Traça Biblió.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo,  em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió  vai contando  a sua história e dizendo,  com o manuseio de brinquedos e livros,  poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família,  como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética,  papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Indicada para crianças com até 10 anos de idade, segundo a pedagoga Eliane Alberche, assessora pedagógica da peça, nessa relação de prazer com o livro,  a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.

“Os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que  continuamos fazendo, repintando.  Traduzem  o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, disse Carlos Urbim.

As ações desenvolvidas com a Traça Biblió homenageiam a memória do jornalista e escritor Carlos Urbim (1948 – 2015), e marcam a comemoração dos 25 anos de trajetória da personagem e da Companhia Te-Atuar.

Histórico da peça

Espetáculo que marcou a inauguração do Teatro Carlos Urbim da Feira do Livro de Porto Alegre, em homenagem à memória do escritor, no dia 30 de outubro de 2015, A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim teve pré-estreia no dia 18 de abril de 2007, na Sala Lili Inventa o Mundo da Casa de Cultura Mario Quintana, marcando o Dia Nacional do Livro Infantojuvenil, foi apresentada 160 vezes e assistida por 19.280 espectadores.

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim inaugurou o Teatro Carlos Urbim da Feira do Livro de Porto Alegre em 30 de outubro de 2015, foi apresentado em escolas da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre e do Interior do RS, tendo também integrado programações como a Semana da Criança no Instituto Ling, Semana de Cultura da Santa Casa de Porto Alegre, e de feiras de livros da Capital e de cidades do Interior do RS, entre elas: São Leopoldo, Ivoti, Dois irmãos, Viamão, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal  e Tramandaí. Além das apresentações em ONGs e projetos Sociais como o Centro de Formação Teresa Verzeri (Navegantes) e AMUE – Associação de Mulheres Unidas do Morro da Polícia, Porto Alegre, o espetáculo marcou comemorações como o 68º. aniversário da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório.

Traça Biblió – 25 anos – Incentivando a leitura e o amor aos livros

É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los,  se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma  velha escola onde mora.

A personagem está em cartaz há 25 anos, desde que saltou das páginas do livro “Uma Graça de Traça”, em outubro de 1990 e, segundo o próprio Carlos Urbim escreveu: “Houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria. Pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo, tornou-se estrelinha do teatro gaúcho.”  

A personagem Traça Biblió, somando todos os projetos, desde a montagem do livro Uma Graça de Traça na década de 1990, contabiliza atualmente 872 apresentações para 105.797 espectadores.


O site – www.tracabiblio.com.br

De acordo com a filosofia e estética da personagem Biblió,  o site que tem concepção de Dinorah Araújo e do designer gráfico Luiz Carlos Fetter,  pretende incentivar a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.  A ideia é que a página se constitua num espaço de encontro da Biblió com a gurizada e seja uma ferramenta que contribua para a valorização do livro físico e da leitura.

A tracinha simpática se espalha pela Internet, com site próprio. Aventura-se pelas novidades tecnológicas que projetam o futuro. Seu recado, no entanto, é único: mesmo no mundo virtual, o gosto mais saboroso é o do papel desempenhado pelos livros em nossa vida”,  escreveu Carlos Urbim.

Duração: 50 minutos  + 10 minutos de interação com as crianças após a apresentação.

Informações

Telefones:  55 (51) 3311.6677 e 9964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net


 

         

A Traça Biblió e o Poeta -Brincando com os versos de Carlos Urbim

Traça Biblió - 25 Anos de incentivo à leitura e amor aos livros

Ambientada num universo lúdico,  a peça  é indicada para estudantes da Escola Infantil ao 5º. ano do Ensino Fundamental e estimula a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.

A  trilha sonora,  criada especialmente,  sublinha as ações da personagem Traça Biblió e os signos teatrais  como o figurino e o cenário,   formado por imagens que acompanham o  desenvolvimento do roteiro.

Protagonizada e dirigida por Dinorah Araújo,  em montagem da Companhia Te-Atuar, por meio de recursos visuais e sonoros, a personagem Biblió  vai contando  sua história e dizendo,  com o manuseio de brinquedos e livros,  poemas do Caderno de Temas de Carlos Urbim, que falam do cotidiano dos guris e das gurias no mundo da escola e da família,  como jogo de taco, pandorga, geografia, aritmética,  papel de carta, namoro e bolinho de chuva.

Segundo a pedagoga Eliane Alberche, nessa relação de prazer com o livro,  a criança constrói suas aprendizagens, forma conceitos e estrutura seu pensamento.

Urbim disse que   os poemas do Caderno de Temas envolvem coisas que estão na vida da gente, que  continuamos fazendo, repintando.  “Traduzem  o mundo da escola no olhar de um guri, de forma sapeca e alegre, permitem enxergar o mundo da mesma altura, encontrando o mesmo olhar da criança”, completou um dia o autor.

Traça Biblió – 25 anos de incentivo à leitura e amor aos livros

É uma traça singular que ama os livros e, ao invés de roê-los,  se tornou guardiã da biblioteca infantil de uma  velha escola onde mora.

A personagem está em cartaz há 25 anos, desde que saltou das páginas do livro “Uma Graça de Traça”, em outubro de 1990 e, segundo o próprio Carlos Urbim escreveu: “Houve um dia em que a traça saltou do livro e ganhou vida própria. Pela sensibilidade da atriz Dinorah Araújo, tornou-se estrelinha do teatro gaúcho.”  As ações desenvolvidas esse ano homenageiam a memória do jornalista e escritor Carlos Urbim (1948 – 2015) e integram às comemorações dos 25 anos de trajetória da personagem e da Companhia Te-Atuar.

 

O site – www.tracabiblio.com.br

De acordo com a filosofia e estética da personagem Biblió,  o site que tem concepção de Dinorah Araújo e do designer gráfico Luiz Carlos Fetter,  pretende incentivar a leitura e a preservação dos livros de forma alegre e divertida.  A ideia é que a página se constitua num espaço de encontro da Biblió com a gurizada e seja uma ferramenta que contribua para a valorização do livro físico e da leitura.

A tracinha simpática se espalha pela Internet, com site próprio. Aventura-se pelas novidades tecnológicas que projetam o futuro. Seu recado, no entanto, é único: mesmo no mundo virtual, o gosto mais saboroso é o do papel desempenhado pelos livros em nossa vida”,  escreveu Carlos Urbim.

Histórico da peça

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim teve pré-estreia no dia 18 de abril de 2007, na Sala Lili Inventa o Mundo da Casa de Cultura Mario Quintana, marcando o Dia Nacional do Livro Infantojuvenil, foi apresentada 157 vezes e assistida por 18.764 espectadores.  

O espetáculo foi apresentado em escolas da rede pública e privada de ensino de Porto Alegre e do Interior do RS tendo também integrado programações como a semana de Cultura da Santa Casa de Porto Alegre e de feiras de livros da Capital e de cidades do Interior do RS como São Leopoldo, Ivoti, Dois irmãos, Viamão, São Jerônimo, Arroio dos Ratos, Arroio do Sal  e Tramandaí, além de ter participado de comemorações como o 68º. aniversário da Biblioteca Pública Municipal Fernandes Bastos de Osório.

Duração: 50 minutos 

Informações e agenda com Dinorah Araújo

www.tracabiblio.com.br

Telefones:  55 (51) 3311.6677 e 9964.5492

E-mail: dinorah@cpovo.net

 

Dinorah Araújo
Atriz - DRT/RS 946
Jornalista - MTb 5704
Produtora Cultural - CEPC-RS 301
Telefones: €+55 (51) 3311.6677 e 9964.5492
Skype: mdatuar

E -mail: dinorah@cpovo.net

tracabiblio.com.br

facebook.com/dinorah.araujo.7


Projetos Em Cartaz

Indicados para crianças da Escola Infantil até as que estão cursando a 5a. série do Ensino Fundamental, três projetos protagonizados pela personagem traça Biblió estão em cartaz:

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Carlos Urbim

A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana - visita guiada pela traça Biblió na Casa de Cultura Mario Quintana

Biblió Contando Histórias

Maiores informações e agenda:
Telefones: (51) 9964.5492 e 3311.6677
E-mail: dinorah@cpovo.net


Na escola e no teatro, desde que a Biblió saiu das páginas do livro Uma Graça de Traça e se tornou a personagem principal da peça homônima, a comunidade escolar se constitui na maior parceira das ações da Biblió. Seja em atividades cotidianas, ou eventos especiais como as feiras de livros, inauguração e reinauguração de bibliotecas, ou projetos de educação patrimonial, cerca de 90 por cento do público formado por 91.530 espectadores que assistiu 704 apresentações da personagem, distribuída em vários projetos, são estudantes da rede pública e privada de ensino. (ver Em Cartaz).

Educação Patrimonial
Devido as características da personagem, por ser uma traça singular, Biblió se empenha também pela preservação do patrimônio cultural e ambiental. Sua atuação se dá no sentido da preservação da memória cultural, a exemplo do trabalho desenvolvido no Projeto Papel Antigo & Papel Velho, do Arquivo Histórico de Porto Alegre Moyses Vellinho, que foi assistido por cerca de 3 mil crianças de 1ª. a 4ª. séries do Ensino Fundamental e recebeu a Menção Honrosa do “Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade”, promovido pelo Instituto de Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – IPHAN em 2000.

Atualmente, na área de educação patrimonial, Biblió desenvolve a visita guiada para estudantes na Casa de Cultura Mario Quintana, intitulada: “A Traça Biblió e o Poeta –Brincando com os versos de Quintana”, foi apresentado 28 vezes e assistido por 1.337 crianças.
(ver link Em Cartaz).